09
abr
08

Chroma Key

Muita gente já ouviu falar sobre o chroma, mas poucos sabem como e quando usar e de que forma uma filmagem em chroma ajuda ou atrapalha em uma gravação. Nos meus primeiro contatos com computação gráfica, fiquei espantado com a quantidade de material que é gravado no chroma, tanto para a produção de cenários virtuais, quanto para a inserção de efeitos. Hoje, esta técnica é muito utilizada em filmes e seriados de TV, com a finalidade de simular fundos, e consequentemente economizar dinheiro nas produções. Por exemplo, se for necessária uma gravação de um ator em Paris, porque enviar toda a equipe para a França?? Grava no chroma!! Se tem uma tomada dentro de um carro, a parafernália para fazer essa gravação como aluguel de carros, câmera car e preocupação com trânsito, fica melhor solucionado de for gravado em estúdio com um fundo azul.

Por falar em fundo azul, o choma pode ser da cor que você quiser. Só que as cores mais usadas são verde e azul, pois normalmente na gravação estão os atores, cenários e diversos elementos em cena. Essas duas cores são mais fáceis de recortar, já que a pele humana se aproxima de uma tonalidade vermelha. Caso o choma for vermelho, irão sumir alguns braços, cabeças e pernas… Eu particularmente prefiro o azul, pois o verde é muito claro e fica com uma espécie de “stroke” em volta de todo o recorte. Para que haja uma melhor interação entre o fundo inserido e a gravação do chroma, esse recorte tem que estar impecável, sem moires, sombras e nuances de cor. Outro ponto que determina um bom recorte é a iluminação na gravação. Chomas com penumbras, e sombras criam diversas tonalidades que difilcultam na hora do recorte.

Se você quiser fazer um chroma em casa, é necessário um pano ou lona de preferência azul ou verde, e uma boa iluminação nesse fundo. Além disso, os softwares caseiros adequados para o recorte são Final Cut Pro e Adobe After Effects. Este último possui uma qualidade melhor para esse tipo de efeito, já que na paleta de efeitos “keying” é possível obter ótimos resultados com recortes conviscentes. Além disso, o After Effects dispõe de uma série de pluggins para o recorte, como por exemplo o “Keylight” do grupo de pluggins The Foundry. Outro bom programa de composição para este efeito é o Fusion que tem quase todos os pluggins disponíveis tanto para After quanto para Inferno e Flame. Na Rede Globo todo o material produzido em chroma é recortado, composto e finalizado nos programas de composição da Autodesk (Inferno, Flame e Flint).

Tem um cara no You Tube chamado Mark Apsolon que ensina diversas formas de fazer um chroma key, desde qual material comprar, como esticar, como iluminar, free softwares, efim… É só pesquisar que está tudo ao seu alcance!! Abaixo vai um vídeo dele.

About these ads

9 Responses to “Chroma Key”


  1. 1 Ailton (Feliz)
    9 abril, 2008 às 10:56 pm

    Po muito bom o post Uno…O keylight é bom pa k7 mas quando não tiver o color range com o spill ajudam bastante….

    Hoje em dia é infinta as possibilidades, com um computador e uma câmera pode-se fazer muita coisa…a tecnologia está bem avançada e começando a popularizar-se…qualquer pessoa já está mexendo no photoshop…isso é bom e ruim ao mesmo tempo….todos nós já sabemos…

    cada dia que fico lendo pela net e vendo vídeo de after fico absmiado com todas as vantagens e saídas e tudo o que ele consegue fazer….dá pra fazer muitaaaaa coisa…

    ótimo post….poste mais sobre motion e tudo da área….sempre bom saber +

  2. 10 abril, 2008 às 9:53 am

    Quando você diz pra ter uma lona verde em casa com boa iluminação. Acha que rola de fazer com luz quente mesmo? 110 ou sente a necessidade de comprar uma luz direcional mesmo fodona? Esse pano tem que ser grossão ou pode ser tipo lençol?

    To perguntando já pensando nas produções casesiras hahahaa

  3. 10 abril, 2008 às 9:57 am

    Existe um TubeTape brasileiro uno?

  4. 10 abril, 2008 às 8:50 pm

    Cara o importante é ter uma menor área de sombras, penumbras e nuances de cor. Quanto mais uniforme for o choma, melhor o recorte. Esse lençol aí vaza a luz?? Isso que tem que ser considerado. Em relação à iluminação, se você tiver bons spots, com certeza vai ajudar, mas se for no estilo foda-se, vale tudo meu caro!

    TubeTape brasileiro eu não conheço, mas em compensação existe a Uruguaiana pra achar umas coisas boas e baratas. Lá você encontra algo com certeza.

  5. 10 abril, 2008 às 8:53 pm

    Cara muito bom esse Mark Apsolon… Tudo explicadinho mesmo. Só faltava mesmo um TubeTape brasileiro… Ou então um Saara online com entrega em domicílio.

  6. 6 ognib
    20 outubro, 2008 às 3:16 pm

    Cara depois que eu aprendi a fazer chroma key abriu um leque de ideias e facilitou muito a minha vida eu uso o sony vegas bem mais facil de usar do que o premiere , mas levando em consideração eu to só começando na arte de edição de videos …. alguma dica é sembre bem vinda pois ideias estão transbordando valeu o espaço ok……

  7. 7 binho
    18 agosto, 2009 às 10:40 pm

    opa bele , minha pergunta é, sabe aquele pano usado para fazer gravata ele é pesado e gelado vc sabe qual pano estou falando né? então se eu arrumar um verde ou um azul srea que da certo, e quando vc falou do lençol que ia vazar a luz tinha que vazar mesmo? e tem que não dar sombra eu espero resposta valeu ………!!!

  8. 8 Italo ferreira
    24 setembro, 2009 às 1:32 pm

    PO cara achei seu blog muito legal mais continuo com minha dúvida qual o programa que eu posso ultilizarpara vazar o fundo azul na hora? tipo assim ligo a camera no pc e olho sua imagem por este programa e assim vazo o fundo podendo me mecher de acordo com o fundo inserido. entendeu ?quero vazar o fundo durante a filmegem sacou? meu e-mail italo_ferreira_paula@hotmail.com porfavor cara me ajuda

  9. 9 LUIZ ANTONIO
    13 agosto, 2010 às 9:48 pm

    Esta Uruguaiana não teria uma loja virtual ou link?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Menu

RSS RSS

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Posts de outrora

Calendário

abril 2008
D S T Q Q S S
« mar   mai »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: