15
mar
08

HD externo – Uma alternativa barata

Há 20, 30 anos atrás, cuidar de informação significava ter muito espaço físico. Isto é, bibliotecas, estantes, gavetas, arquivadores. Com o milagre da tecnologia, o que ocupava um armário inteiro pôde ser reduzido pro tamanho de um disquete, diminuindo radicalmente essa dimensão, em troca de eficiência de acesso na maioria dos casos.

Porém, com o avanço assintótico dos recursos digitais e o poder que temos com as tecnologias de informação, arquivos têm ficado cada vez maiores. Os inimigos do armazenamento se converteram, de mofo e cupins a arquivos corrompidos e discos arranhados.

As soluções de backup não são somente uma rotina para designers, mas arquitetos, advogados, médicos e qualquer pessoa que cuida informação no meio digital e sabe que ela ainda é tão vulnerável como antigamente.

Eis então uma alternativa econômica pra quem está considerando um HD externo pra fazer backup dos seus arquivos.Leitor de HD

Isso é um leitor externo de HD. Também chamado de “case para HD” ou “gaveta para HD”, me custou R$70,00. Ele tem os mesmos conectores que ligam o HD normal à placa-mãe do PC, mas converte isso em uma conexão USB 2.0.Um HD de 1 terabyte hoje em dia está custando em torno de R$900,00 – 1.000,00. Comparando com um HD externo, você acha de 1TB por cerca de R$1,700.00.

OK, se você não precisa disso tudo, um HD de 250GB tá custando em torno de R$150,00 – R$200,00. Um HD externo com essa capacidade sai por cerca de R$500,00.E se você quiser algo mais portátil, existem os leitores de HD 2.5″, de notebook, que são bem menores. Um HD 2.5″ de 160GB tá uns R$250,00, e um HD externo portátil da Western Digital com a mesma capacidade sai por uns R$400,00. A diferença não é tão grande, mas o HD externo portátil costuma ser USB também.

Prós [+] e contras [-] dessa alternativa, em relação ao HD externo: 

  • [+] Sai bem mais barato
  • [+] É mais portátil do que muitos HDs externos, feitos pra ficarem fixos do lado do computador
  • [+] Versatilidade (vc pode abrir o leitor e colocar outro HD lá dentro pra ele ler)
  • [+] Qualquer computador hoje em dia tem entrada USB
  • [-] Esquenta muito, por não ter um sistema de cooling
  • [-] Taxa de transferência do USB não é tão alta (não sei se existem leitores com saída FireWire)
  • [-] Não funciona como HUB para outros HDs ou câmeras Firewire
  • [-] Não têm garantia, ou esta depende do HD
Fontes:

 


10 Responses to “HD externo – Uma alternativa barata”


  1. 1 Lucyano Palheta
    15 março, 2008 às 5:51 pm

    foda..
    se nao conseguir reviver meu pc sentimental vo comprar uma parada dessa pra usar meu HD antigo
    mto boa a dica/esclarecimentos..

  2. 15 março, 2008 às 6:17 pm

    Eu preciso de 1!!
    Na verdade eu queria um Time Capsule…

  3. 3 Lucyano Palheta
    15 março, 2008 às 9:36 pm

    duvida agora..
    o time machine soh funciona com o time capsule?
    nao pode ser um outro hd externo?

  4. 16 março, 2008 às 1:02 am

    Num sei… Por ser da Apple é bem provável…
    Já fiquei sabendo que o SuperDrive externo que lançaram pro MacBook Air só funciona com ele. A mesma babaquice que era quando o iPod só funcionava com Mac, no início.

  5. 16 março, 2008 às 10:25 am

    O Time Machine funciona com qualquer HD externo galera!! Até porque o Leopard, que vem o Time Machine, saiu antes do Time Capsule.

  6. 16 março, 2008 às 2:57 pm

    Exato.. Time Machine funciona com a porra toda e nem requer TANTO HD assim, ele é inteligente!
    Sobre HD EXTERNO ou CASE, eu tenho minhas defesas aos HD EXTERNOS (fechados) já…. pq eles vem com uma engenharia mais potente e além de não ficarem tão quentes, tem a capacidade de usar como HUB (um hd externo ligar no outro ou numa câmera firewire). Bem, é bem mais caro, mas acho que você paga exatamente por essa diferença e também por vir com garantia.

    Mas mta gente fala bem de case pra hd, então qq um tá valendo.

  7. 17 março, 2008 às 11:12 am

    Com certeza. Sempre que economizamos em alguma coisa, temos que abrir mão de certas funções. Acho que a solução do case vale pra quem quer uma opção de backup mais simples, como um pendrive gigante =D
    De qualquer jeito, adicionei na lista de contras esses aspectos.

  8. 8 Eduardo Hamond (dudu)
    17 março, 2008 às 9:50 pm

    eita.. preciso me atualizar.. nao sei qq eh esse time machine, capsule…

    bom.. sobre HD externo, tenho um da Western Digital de 500gb se nao me engano eh igual ao do nuno.. comprei la fora e paguei menos de 200 dolares.. acho q foi um otimo investimento e estou satisfeito com ele.. ate agra nao tive nada do que reclamar.. alias, tenho uma coisa contra..
    tenho q liga-lo numa fonte.. nao pode ser bem um “pen drive”… mas tirando isso, nada de reclamacoes..

  9. 22 novembro, 2008 às 4:40 pm

    Acho que vou comprar um hd externo,somente para backup.

    ai guardo em dvs é hd externo.


Deixe uma resposta

Menu

Posts de outrora

Calendário

março 2008
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

