01
abr
08

Ambigrams

Seguindo a onda tipográfica dos posts…Ambigramas são palavras que podem ser lidas de jeitos diferentes em um único desenho. Seja isso de cabeça pra baixo, em sentido contrário, simetricamente… A seguir alguns exemplos simples do que eu to falando:

“adobe”

“black hole”

Esses aqui também são considerados ambigramas:

“Good” e “Evil”

“Optical” e “Illusion”

“James” e “Joyce”

E agora, uns exemplos mais complicados:

“Angels & Demons”

“True” e “False”

“Earth”, “Air”, “Fire” e “Water”

Um guru dessa prática é Scott Kim. Ele também cria quebra-cabeças e jogos de pensar, o que dispensa qualquer comentário adicional sobre sua capacidade mental.

Outro rapaz conhecido no mundo dos ambigramas é John Langdon. Foi ele quem fez esses mais elaborados aí de cima. Curiosamente ele é um grande amigo de Dan Brown, e serviu de inspiração pro personagem Robert LANGDON, dos seus livros O Código DaVinci e Anjos e Demônios. Pra quem leu o segundo, conhece o ambigrama dos Illuminati, feito por John:

Além de um exercício agradável de se experimentar, acaba que isso se torna uma técnica interessante pra criação de logotipos corporativos. Algumas empresas já compraram ambigramas pra escrever seus nomes:

Claro que eu num pude resistir, e criei um usando o nome da minha esposa, Hanna:

Hanna ambigrama

Agora quem se habilita a tentar escrever “Caligraffiti” ?

28 Responses to “Ambigrams”


  1. 1 abril, 2008 às 12:33 pm

    o ambigrama: “Earth”, “Air”, “Fire” e “Water” e a logo da xpedx são sensacionais.

    usei uma vez essa técnica de ambigrama para desenvolver uma logo pra um cliente meu, mas como a maioria dos “compradores de design” no brasil tem uma mente muito estreita, ele logo lembrou dos iluminati e disse que era muito perigoso envolver religião na logo dele.
    Na época não tinha esses exemplos de logo com ambigrama e por isso tiver que fazer uma logo mais careta… é a vida fazer o q…

    excelente post!

  2. 1 abril, 2008 às 1:42 pm

    Eu sempre quando passo em frente da loja NATAN fico pensando nisso. Acho essa logo muito bem resolvida, tanto no nome quanto no design da marca. Você eleborar um nome que possa ser lido de trás para frente, com certeza não é uma tarefa fácil… Ótimo post Jonh

  3. 3 Lucyano Palheta
    1 abril, 2008 às 2:12 pm

    qm conseguir fazer o caligraffiti ganha um salgado e um refresco no mouse..
    hahahahah foda.. mandou bem no post!!

  4. 2 abril, 2008 às 12:30 am

    Poxaaaaaa. eu tentei, nao saiu nada

  5. 5 kris
    12 abril, 2008 às 9:20 pm

    por favor como faço ambigrama de dois nomes? Felipe e antonio carlos

  6. 13 abril, 2008 às 10:39 am

    Felipe eu até acho mais fácil. Agora Antônio Carlos…. Não tem uma regra para fazer o ambigrama, o certo é você ir desenhando, estudando e chegando em uma forma eu que você possa ver dos dois lados.

  7. 3 julho, 2008 às 10:08 am

    Bem bacana o post…
    Não conhecia o trabalho do John Langdon. Impressionante!

    Tb gosto muito de ambigramas.
    Utilizamos o mesmo recurso para a marca do Molotov Studio.

    http://www.molotovstudio.com.br

    Abraços!

  8. 9 Paulo SILVA
    26 outubro, 2008 às 7:27 am

    olá eras capaz de fazer o ambigrama de Juary ??

  9. 10 Carla
    21 janeiro, 2009 às 8:09 pm

    Boa noite, por favor gostaria de uma ambigrama do meu nome Carla, ou se ajudar, carla Cristina.

    Grata,

  10. 11 Victor
    20 junho, 2009 às 3:28 pm

    Ei, eu faço ambigramas =)… Vejam no meu blog:

    http://caopolis.wordpress.com/category/design-e-artes-plasticas/ambigramas/

    E estou começando a tentar ensiar as pessoas a fazer =P…

  11. 6 agosto, 2009 às 5:47 pm

    oi! eu não fiz o caligraffiti mas sei onde é que se pode fazer! clique no link http://ambigram.matic.com/ e veja como.(se nao entrar, escreva caligraffiti no primeiro quadro e clique em GO!!!

  12. 14 CAMILA
    5 setembro, 2009 às 2:52 pm

    GOSTARIA DE TER MEU NOME FEITO EM AMBIGRAMA PARA PODER TATUA-LO. SERA QUE VOCES NAO MANDARIAM UM PRA MIM NO MEU EMAIL ? NAO ACHO NINGUEM QUE SAIBA FAZER ! E VOCES SABEM ! POR FAVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOR !

  13. 15 alexsanro
    26 setembro, 2009 às 11:17 am

    eu consegui fazer com os nomes alex guns

  14. 16 ariel
    26 setembro, 2009 às 9:31 pm

    eu li o livro anjos e demonios e assisti o filme tambem e me apaixonei pela historia illuminati e seus ambigramas!!!

  15. 17 Kátia
    29 setembro, 2009 às 10:52 am

    Olá.. Mto legal seu post..

    Gostaria de saber se alguem faz um ambigrama pra mim escrito GWINEVER.

    Obrigada..

  16. 18 junior
    3 outubro, 2009 às 12:28 pm

    quero saber como é meu nome JUNIOR em ambigrama.

  17. 19 ....
    3 outubro, 2009 às 5:08 pm

    pow eu li o livro anjos e demonios,gostei mt , e resovi pesquisar sobre ambigrama p/ fazer um com o meu nome p/ fazer uma tatu so q nao concequi achar um site q encine, sera q tem como me manda um site ou manda um do nome LUAN

  18. 20 luan
    24 outubro, 2009 às 5:07 pm

    ae se alguem suber fazer um ambigrama com o nome luan mandem p/ mim !!!luan-fenix@hotmail.com

  19. 21 Denis Henrique
    26 outubro, 2009 às 9:57 pm

    gostaria de saber se alguem consegui fazer um ambigrama com o nome denis

  20. 23 rodrigo
    18 novembro, 2009 às 5:04 pm

    o ambigrama dos elementos pertence a sociedade illuminati, eles so usam ambigramas feitos pelo artista bernini, procrem na internet sobre eles, o leiam Anjos e Demônios.

  21. 25 novembro, 2009 às 10:38 am

    Puxa vida o post é muito bom. Saberia fazer um ambigrama com o nome LUCIANA?

    Desde já agradeço.

    Gualter Luiz.

  22. 25 vanessa
    10 fevereiro, 2010 às 9:37 am

    Como ficaria um com o meu nome?

  23. 26 Raphael
    13 julho, 2010 às 5:51 pm

    Olá, gostaria de saber como fica o nome Luiz Samue feito em um ambigrama Obrigadoo

  24. 27 Lét's Go
    26 abril, 2011 às 7:25 pm

    Vim aqui pra mostrar uma das tatuagens que eu pretendo fazer, que é esse diamante dos quatro elementos em ambigrama e acabei achando mais uma tattoo pra fazer… Esse true/false é muito perfeito!!! Brigadão!


Deixe um comentário

Menu

Posts de outrora

Calendário

abril 2008
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

