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Design de ícones

É visível como essa geração de ícones faz com que nossa percepção de um ícone ser um desenho pequenininho, feito no Microangelo, pixel por pixel, mudou completamente. Considerando que o novo sistema Leopard apresenta ícones com 512 x 512 pixels, podemos enquadrar os novos ícones aqua e web 2.0 como sendo ilustrações funcionais.

Lendo um ótimo post do TurboMilk, de Denis Kortunov, ele explica os 10 maiores erros cometidos ao desenhar um ícone. Alguns são:

  • Excesso de elementos em um ícone: Quanto mais simples, melhor. Mas parece que alguns designers da Microsoft se empolgam com o novo visual “uau” do Vista, e gostam de encher os novos super-ícones com mais e mais elementos, causando mais e mais confusão quando sofrem qualquer redução.
     
  • Elementos desnecessários: Um ícone é uma síntese gráfica de algo maior, então quanto menos elementos, melhor. Então deve se prestar atenção ao contexto, ao projetar um conjunto de ícones.
    Um exemplo é esse conjunto para um aplicativo de banco de dados:

    Como todos os ícones do aplicativo representam algo de dentro do universo do banco de dados, então o elemento que representa o significado “banco de dados” é totalmente dispensável:
     
  • Falta de unidade e harmonia em um conjunto de ícones: A harmonia visual entre ícones é o que os faz parte de um conjunto. Características como cores, proporções, estilo são o que unem os ícones e os torna elementos de um sistema gráfico único. Isso geralmente não acontece quando existem vários designers trabalhando em um conjunto de ícones. Quem se lembra da janela de seleção pra trocar um ícone de algum programa no Windows ?
     

 Quem nunca reparou a diferença de qualidade entre os ícones do Windows e os do Mac OS X ? A diferença é gritante, inclusive dos programas de terceiros projetados para cada sistema. É aí que vemos a preocupação da Apple em relação à sua interface, sabendo que eles não são os donos de todos os ícones do seu computador. E pensando nisso eles criaram uma espécie de manual de identidade do Aqua, contendo linhas-guia de como criar ícones (e outros elementos de interface) que se integram com a estética do OS X. Coisa que na Microsoft só foi aparecer agora, com o Vista. Eles cobrem assuntos como iluminação, materiais e até mesmo o ângulo de representação do ícone. Quem quiser dar uma olhada, tá tudo em um PDF aqui.

  • 10 Mistakes in icon design

  • Apple Human Interface Guidelines

  • Windows Vista User Experience Guidelines

  • 7 principles of effective icon design

  • InterfaceLift

  • Mini ícones “Silk”

  • “Echo” icons guidelines

  •  


    2 Responses to “Design de ícones”


    1. 1 Feliz
      14 abril, 2008 às 10:38 pm

      po irado….são os detalhes que fazem a diferença….ícone tem q ser simples e objetivo mesmo…muito boa a matéria

    2. 2 Eduardo Hamond (dudu)
      16 abril, 2008 às 12:07 am

      Beeeelo post OMG!


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