09
maio
08

Multi-touch caseiro

Interfaces multi-touch são a coisa da moda agora. Pra quem não conhece, multi-touch é a tecnologia patenteada pela Apple, presente hoje no iPhone e iPod Touch e nos novos MacBooks. Depois da sua introdução, a interface controlada por mais de um indicador se popularizou e começaram a surgir diversos clones e tentativas experimentais, a fim de expandir a idéia. Um deles eu já postei aqui, de um rapaz que desenvolveu um tipo de multi-touch usando o controle remoto do Wii. A versão microsoftiana desse tipo de interface pode ser encontrada no Surface.

Passeando pelo Instructables, esbarrei nesse manual de como fazer uma mesa multi-touch caseira. A diferença dessa pra outras, é que essa você só precisa mesmo é de uma webcam. O resto é configuração e ajuste na sua iluminação ambiente com ajuda do software. Software esse que é desenvolvido pelo pessoal do NUI Group, uma equipe de mídia interativa que pesquisa e projeta interfaces em open-source. TouchLib é o nome do projeto em questão, que detecta realces no histograma da imagem da webcam e os transforma em pontos de cursores a serem usados em diversos aplicativos.

Eis o vídeo mostrando o processo:

Sim, depois de ver isso eu fui fazer a minha própria. Tava com uma webcam sobrando aqui, então montei uma versão mini dessa caixa com o que consegui achar. Não ficou a coisa mais bonita do mundo, mas aí configurei o programa e funcionou tranquilo !

E viva la experimentación !


20 Responses to “Multi-touch caseiro”


  1. 10 maio, 2008 às 11:05 pm

    Viva la experimentacion mano!

  2. 2 Diego Gomes
    14 maio, 2008 às 12:00 am

    Olha, Eu fiz uma dessa aqui mas não sei como configurar o programa Touchlib. Se alguém poder me ajudar eu agradeço.

  3. 14 maio, 2008 às 11:34 am

    Qdo vc abre o programa, ele abre varias janelas mostrando interpretações diferentes da imagem da webcam. Vc mexe no slider do Levels e aperta “B” pra ele capturar o fundo. Aí vai ajustando os outros sliders e apertando “B” pra recapturar o fundo, até que o programa só enxergue o tom gerado pela ponta dos dedos quando eles encostam na superfície. A sua iluminação tem que estar bem uniforme, sem fortes sobras sobre a superfície. Pra calibrar, vc aperta Enter e ele abre o calibrador, em que vc tem que tocar nos pontos que aparecem na tela.
    Não é tão complicado assim, o mais difícil de acertar mesmo é a iluminação do seu ambiente. Se não estiver gerando sombras, o programa não vai se confundir.

  4. 4 Diego Gomes
    12 junho, 2008 às 1:18 am

    Aí, Valeu!!! Vou Falar pra vc, eu já tinha esquecido que tinha escrito isto e estava procuranto internet afora por uma instrução e hoje, enquanto mais uma das minhas buscas RE-encontrei este site… Vou configurar ele agora mesmo.

    Ahh, tem outra coisa. Sobre usar sombra para ele se guiar, eu comecei a queimar alguns neurônios e fiz o seguinte: Com o ambiente claro, o programa se guia pelas sombras. Como não conseguia fazer a sombra apenas nas pontas dos dedos, decidi inverter. Sabe aquele ledzinho sem vergonha que fica na frente do controle remoto da TV? Ele emite uma luz que não conseguimos enxergar(bom, pelomenos não a olho nu)mas a webcam reconhece então, eu apago a luz do meu quarto, posiciono a webcam de frente para mim e fico em pé mais ou menos uns 2 metros longe dela. Como o programa só reconhecia luz, agora ele reconhece só o led do controle remoto(Ufa, acabei).

    Aqui funcionou, mas depois que apago o led do controle eu não sei mais em que área da tela larguei o cursor (¬_¬)

    PS. Só pra esclarecer, pra acender o led do controle é só segurar alguma tecla (é que já me perguntaram isso…)

  5. 5 Luiz
    29 junho, 2008 às 6:14 pm

    qual sera o tamanho da area do papel tem a ver com o tamanha do tela?

  6. 7 Luiz
    29 junho, 2008 às 7:03 pm

    aeeee!!!

    qdu eu coloco pra configurar aparece a imagem da minha placa de video!!!

    oque eu faço?

  7. 8 felipe
    4 agosto, 2008 às 1:38 pm

    alguem poderia me falar se a parte do papel fica em cima ou embaixo?
    ou se tem que colocar o acrilico nos 2 lados do papel?
    se puderem me add no msn pra me ajudar a configurar o programa já q naum estou conseguindo
    obrigado desde já amigos! Se quiserem tenhu alguns projetos do tipo deste aq para pc
    feliperocp@hotmail.com

  8. 9 Bernardo Rezende
    18 agosto, 2008 às 1:27 pm

    Só serve a webcam que ele fala?
    ou qualquer uma ?
    abraço

  9. 7 setembro, 2008 às 2:23 pm

    Muito bacana, cara! Não é exatamente o que estou procurando mas já serve como experimento. Vou testar com certeza. Abraço!

  10. 12 Thiago
    13 setembro, 2008 às 10:17 pm

    Baixei o programa, mais n estou conseguindo abrir!
    oq devo fazer?
    ele diz n eh compativel

  11. 13 wysley
    13 setembro, 2008 às 10:30 pm

    qual a marca de webcam ??? nao conserguindo baixa a touchlib ???o que eu devo fazer ?? ajudar encontra resposta blz

  12. 22 outubro, 2008 às 2:18 pm

    Cara o programa é ótimo, mas tem 2 coisas q nao consegui ate agora…
    configura o touch e o Smoke so dura uns 2 segs… aew eu boto o dedo no papel e nao funfa +… aew tem q fechar e abrir o programa infelizmente =/

    Se alguem puder me ajudar com algo relacionado a isso agradeço mtt xD

    wolfman_ruan@hotmail.com

    Vlws Galera

  13. 17 Wagner Viana
    8 agosto, 2009 às 3:58 pm

    Oi, se alguem poder me ajudar estou com problema para calibrar o touchlib,
    não sei mas acho q é a iluminação q naum ta legal ou a web can é fraca… sei lá.
    alguem pode me ajudar.
    não vejo a hora da minha ficar pronta funcionando

  14. 19 curioso
    28 outubro, 2010 às 1:31 pm

    tem video aula nessa bosta ensinando passo a passo nao?

  15. 20 Hadriel
    27 março, 2012 às 1:36 pm

    Olá, bem… eu tentei fazer… deu > um pouco certo < kkk
    O problema é que a marca dos meus dedos não ficam brancas como mostrado no video… Fica uma sombra preta do meu dedo, e o ponteiro do mouse não funciona corretamente durante o teste de calibração (na verdade mal funciona) alguém pode ajudar? =)
    hadriel_hlot@hotmail.com


Deixe uma resposta

Menu

Posts de outrora

Calendário

maio 2008
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

