13
maio
08

Matte Painting

Essa técnica é uma das mais utilizadas em cenários virtuais e concepts para cinema e televisão. Quem não lembra das fantásticas cenas de paisagem do Senhor dos Anéis?? Pois é, aquilo é Matte Painting.

Esse estilo vem evoluindo com o cinema, e antigamente ainda com os filmes em preto e branco, cenas com fundos de desenhos eram muito usadas com a intenção de montar um cenário virtual mágico, dando um outro valor para a cena. Atualmente, diversos artistas no mundo fazem desse estilo de pintura uma das mais belas formas de design e expressão artística já conhecidos. Munidos (na maioria das vezes) de Photoshop e tablets/cintiqs, esses caras conseguem resultados surreais do ponto de vista artístico. É a pintura digital, caracterizada por uma revolução da informática que troca os pinceis e tintas pela canetinha e o monitor.

Lembro que quando cheguei para trabalhar na Globo, fiquei de boca aberta com um cara chamado Beto Campos. A sua agilidade e a beleza de seus desenhos me fizerem repensar sobre a ilustração, e a forma de encarar os programas gráficos. Numa manhã ele estava começando um esboço, e depois do almoço já tinha um desenho magnífico (que para ele nunca estava pronto) no seu desktop. Abaixo uma de suas ilustrações.

Foi aí então que na minha humilde experiência, fui tentar fazer algo parecido, mas utilizando um outro estilo de Matte Painting, com imagens estáticas dispostas em diferentes planos, além de uns efeitos de pluggins e animação de câmera. Essa técnica pode ser elaborada de diversas formas, com a introdução de objetos 3D, pinturas ou simplismente recorte de imagens. O vídeo abaixo foi feito para o programa “A Turma do Didi” com o briefing de ser um stock shot para uma cena do Renato Aragão em um castelo do Frankstein. O bom de fazer esse projeto é ficar atento com os detalhes, o equilíbrio de cores e contrastes, sem a preocupação de chegar à um realismo absoluto. A liguagem do programa é essa, um grafismo real e infantil trazendo para a tela magia dos efeitos especiais. Desculpe pela resolução, mas é o que o You Tube me oferece…

Para saber mais sobre essa técnica, existe um fórum de Matte Painting com ilustrações dos principais artistas do mundo, além de tutoriais sobre o assunto. Acesse mattepaintig.org e se deslumbre com imagens que com certeza fariam belos papéis de parede em sua máquina.


5 Responses to “Matte Painting”


  1. 1 Claudia freire
    13 maio, 2008 às 3:37 pm

    Adorei seu post!

    Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: http://www.meus3desejos.com.br e http://www.videoflix.com.br.

    Abs.

  2. 13 maio, 2008 às 6:57 pm

    Cara eu sempre achei que matte painting era usada só nas überproduções hollywoodianas, e só.
    Pra mim é o apse ápice do domínio sobre a ferramenta pra criar o realismo que estamos acostumados a sentir nos projetos de maior qualidade.
    E esse Beto Campos impressiona mesmo.. Me amarrei nessa ilustração do Rio e suas zonas ao longo do dia: http://betocampos.deviantart.com/art/Rio-II-76720233

  3. 13 maio, 2008 às 8:25 pm

    Beto Campos manda muito bem, dei uma fuçada boa no site dele, Meus parabens pro cara.
    Outra coisa: se vc nao ta curtindo o youtube meu caro, tenta o VIMEO. A qualidade é absurda.
    Abs

  4. 14 maio, 2008 às 8:55 pm

    Omagad, esse painting foi feito para a abertura do carnaval 2008. Rolou um passeio de câmera pelo desenho todo, com umas animações de carros, fogos, avião…

  5. 5 Flávia Luz
    18 fevereiro, 2015 às 10:38 am

    o Devian Art do BEto CAmpos está desatualizado, queria falar com ele pra orçar um trabalho. Alguém sabe onde o encontro?


Deixe uma resposta

Menu

Posts de outrora

Calendário

maio 2008
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

