16
maio
08

crowdSPRING

Pode ser uma banalização do que agente faz, mas o site crowdSPRING está aí.

É um ambiente onde pessoas e empresas podem postar suas necessidades de design, seja ela uma marca, um site, uma embalagem … Dado o briefing com os detalhes do job, o preço que ele quer pagar e o prazo, a proposta fica aberta pra quem tiver alguma idéia e saiba executá-la, respondendo ao pedido com sua contribuição criativa. Os trabalhos são exibidos para o público e recebem votos, tanto dos visitantes quanto do contratante, que dá sua opinião e direciona para o que ele deseja. No final, um trabalho é escolhido e o autor recebe a quantia mencionada na proposta.

É uma prostituição da nossa profissão ? SIM. E o que agente faz ? Nada. Errado. Contribui ! Já que a coisa está lá formalmente montada, funcionando e sendo alimentada pela fúria da demanda e da oferta, dos clientes e dos micreiros, isso não me parece nada diferente do mundo real. É simplesmente uma oportunidade de trabalho em massa, em que você pode se testar contra a teimosia de um cliente ou a incompetência de um queroser-designer, ou até mesmo um briefing mal escrito. Mas que juntos acabam virando os vilões do bom design.

Fora que não custa nada as vezes gastar uma meia hora vetorizando uns rabiscos que vc fez no ponto de ônibus pra tentar arrecadar um trocadinho em dolares =D

Tá no inferno, abraça o capeta .. Pisou na m****, abre os dedos !


4 Responses to “crowdSPRING”


  1. 1 Lucyano Palheta
    16 maio, 2008 às 10:57 pm

    hmmm.. sei la.. isso pode gerar mta conversa..
    eh aquela velha parada de ~qualquer um pode ser designer” (ou pelo menos se acha).. em outras palavraas.. a banalização da profissão..
    No entanto, acho tudo que eh em carater de “colaboração” válido.. Apesar de não aprovar.. e é aquela parada q o john merm colocou ai.. já que isso ta acontecendo e n eh de agora.. pq não as pessoas que têm capacidade e dominam os conceitos usufruir pra ajudar o caixa no fim do mês..

  2. 17 maio, 2008 às 10:46 am

    Sabe o pior??? Uma vez li num site (capaz de ter sido no CrowdSPRING mas não me recordo) um briefing para um anúncio para a LEGO. Quase fiz com um amigo pq tava com uma ideia proxima pra isso mas a quantidade de trabalho na agência não nos deixou. E não tinha parado pra pensar nisso. o quanto uma concorrência é ruim pra profissão do designer. Digo “Concorrência não remunerada” Pois muitas concorrências tem o valor do projeto aceito e o valor de participação (são raras essaas, mas existem).

    Bem, acho que pra estudante até que pode ser vantagem sabia? pro cara fazer portfolio e tals. mas eh sacanagem deixar uns 200 estudantes na mão enquanto um micreiro de longa data leva a quantia ridícula de um desses projetos.

    enfim….

    enfim….

  3. 19 maio, 2008 às 7:38 pm

    Acabei de achar outro site com a mesma idéia.

    http://99designs.com/

    Na verdade eu até já tinha visto, mas nunca prestei atenção sobre o que se tratava =P
    Mas o bom desse é que se você mandar um trabalho vencedor até 20 de Junho, você ganha um MacBook !


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Menu

Posts de outrora

Calendário

maio 2008
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: