16
maio
08

Seam Carving

Geralmente quando agente redimensiona uma imagem, tudo nela fica menor ou distorcido, certo ? Mas e se vc quiser espremer uma imagem em um certo espaço sem perder as proporções dos elementos principais da composição, e sem cropar ? Abre ela no Photoshop e fica horas extraindo o que vc acha legal manter e o que pode ser de fato redimensionado …

Mas existe uma alternativa criada pelos pesquisadores israelitas Shai AvidanAriel Shamir, chamada Seam Carving ou Retargeting. Trata-se de um algoritmo que redimensiona a imagem, mas detectando nela os pixels de menor importância, pra serem deletados. Uma vez processada, a foto pode ser espremida ou esticada, baseado da hierarquia de importância dos pixels gerada pelo sistema.

Bom, os próprios caras explicam a ciência muito melhor do que eu nesse vídeo :

 

Como isso ainda está em fase de testes e prototipagem, não existe nenhum programa comercial que faça todas as funcionalidades descritas. O que existe, pra experimentar, é um aplicativo de web chamado Rsizr. Apesar de não oferecer todas as funcionalidades como detecção facial ou diferentes interpretações para a imagem, dá pra experimentar e ver como a idéia funciona.

Agora eu só vejo isso virando um plugin pra Photoshop, ou até mesmo um filtro já incorporado em uma versão futura do programa. Pra quem mexe com editorial, e precisa de versatilidade na hora de layoutar, pode ser uma ferramenta bem útil. Imagino também a introdução de novos formatos de arquivo de imagem, com a informação da hierarquia de pixels já incorporada, pra que o redimensionamento possa ser feito em tempo real, o que seria útil pra adaptações de resolução na web e dispositivos móveis.


0 Responses to “Seam Carving”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Menu

Posts de outrora

Calendário

maio 2008
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: