03
jul
08

Ambigrama DanUp

Dan-UpSeguindo o post do Nuno, sobre marcas redesenhadas, e reforçando o conceito de ambigramas que eu havia postado há um tempo, achei essa embalagem no supermercado e não pude deixar de reparar o detalhe.

O redesenho da marca DanUp, da Danone foi feito pela Landor. Por um lado eles atualizaram a antiga, colocando-a bem no mundo glossy/3d/degradê das embalagens. Os traços mais simples a tornaram mais esportiva, jovem e eventualmente compatível com o público-alvo.

Por outro lado, a legibilidade foi um pouco comprometida, no momento em que o 3D entra com força. Mas não só isso. A nova marca é um ambigrama. Na hora que percebi isso, me interessei mais por ela. Ela me marcou mais. Mas, será que todo mundo consegue ver isso ? O interesse veio mais pelo fato de eles terem criado um ambigrama, e não muito pelo significado do uso.

O fato do nome estar bem inclinado pode ajudar o leitor a ver, e o ruído espelhado central também. Mas mesmo assim, será que foi de suma necessidade o uso da técnica nesse caso ? Ambigramas geralmente são usados para representar palavras com características semânticas bipolares. Opostos, complementares etc. É um recurso usado pra dar reforço e interesse estético a esse tipo de idéia. Em casos comerciais assim eu imagino nomes de jogos de tabuleiro ou coisas do tipo. No caso do DanUp, eu não vejo muito disso acontecendo. Ainda mais com a palavra UP no meio, um conceito vetorial, unidirecional. Eles defendem dizendo que o novo “N” bidirecional é interativo, irreverente e significa que “você pode ser você mesmo”. Não é por nada, mas me parece um conceito subjetivo demais, e mais uma daquelas defesas que se desenvolve depois do projeto pronto. E isso todos nós sabemos que acontece nos melhores escritórios…

Mesmo assim eu ainda tiro o chapéu pro pessoal da Landor, por ter visto a possibilidade de uso de algo “sofisticado” como ambigramas no desenho de algo tão mainstream. Ficou esteticamente memorável, e muitas vezes é isso que importa mesmo. Mas no final, só me fez pensar naquelas idéias que você imagina como vão ficar lindas no final, mesmo sem ter muito a ver com o conceito central do que se quer comunicar.

Anúncios

4 Responses to “Ambigrama DanUp”


  1. 4 julho, 2008 às 10:14 am

    O ambigram eu acho uma solução muito boa, mas o layout final um bem poluído. E esse estilo glossy/3d/degradê, é influenciado pelos clientes que querem “uma coisinha diferente”. Eu gosto de idéias mais sintetizadas para marcas. Nesse caso, o designer conseguiu fazem um ambigram bem difícil, mas estragou a idéia com essa puluição toda. Enfim… A velha discussão entre o poluído/pop X minimal/simples.

  2. 2 Pedro Colombo
    5 julho, 2008 às 8:54 pm

    Assim como o Uno que postou acima, também gostei do ambigrama mas achei o produto final muito poluído.
    Acredito que o ambigrama também é uma solução interessante porque, quando a embalagem estiver enclinada enquanto alguem bebe o danup, a leiura da marca se fará na direção contrária, do vermelho pro azul.

  3. 3 Rose
    21 julho, 2008 às 3:38 pm

    A funcionalidade que percebo nesse ambigrama tem a ver com a dinâmica da embalagem, o ambigrama aparecendo “de cabeça pra baixo”, dá leitura pra maneira como a pessoa pegar a embalagem. Uma brincadeira, dinâmica, sutil interatividade mesmo.

  4. 4 luana
    9 novembro, 2008 às 4:51 pm

    gostaria de fazer uma tatoo com o nome eric em ambigrrama
    ma tem algum obrigada desde ja


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Menu

Posts de outrora

Calendário

julho 2008
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

%d blogueiros gostam disto: