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NaturalMotion

Seguindo a dica do Raul, tava assistindo os episódios do TEDTalks e tropecei nesse aqui:

Trata-se de um grupo de estudantes de Oxford que uniram os conhecimentos de biologia, física e animação para criar simulações realistas de personagens. Diferentes dos bonecos “ragdoll” que geralmente são usados como padrão para simulações sobre o corpo humano, esse sistema integra a anatomia de um homem e seu sistema nervoso, dando a ele reações para ele se manter em pé e intacto das forças que são aplicadas sobre ele.

Isso foi em 2003, quando o exemplo apresentado do jogo GTA usava animações pré-produzidas pro personagem. Hoje, essa tecnologia avançou e está sendo usada no cinema e em jogos, incluindo o GTA IV. A empresa que a desenvolve chama-se NaturalMotion, criada pelos estudantes que a inventaram.

Pro cinema é uma vantagem de você poder contar com um dublê virtual que não se machuca, mas se comporta de jeito convincente, como um ser humano real. Para jogos, o personagem reage aos elementos ao seu redor de maneira muito mais convincente, dando ao jogador uma experiência nunca antes vista, já que o padrão até hoje é o esquema de animações pré-definidas para cada tipo de reação. Isso se dá pelo fato das reações serem geradas em tempo real, sem necessidade de pré-processar a animação pra depois renderizar a cena.

O vídeo abaixo mostra um pouco mais sobre a lógica e o potencial do sistema do NaturalMotion para jogos, o Euphoria:

Pra quem quiser experimentar o sistema, há uma versão light, mas generosa, pra baixar no site deles. Eles também disponibilizaram tutoriais em vídeo, o que já espanta o medo de mexer com uma ferramenta nova como essa.

Concluindo, isso é um exemplo de como a convergência de especialidades é o que gera os projetos mais inovadores.


2 Responses to “NaturalMotion”


  1. 1 Ailton "Feliz"
    8 setembro, 2008 às 9:05 am

    Totalmente abusrdo, o resultado perfeito. Deve ser bizarro de trabalhar com esse programa mas vale muitoooo a pena.

  2. 11 setembro, 2008 às 12:29 am

    Maneira cara!

    Como é feita a integração de uma animação gerada nesse programa com um 3D max por exemplo?
    Legal ele ser free!

    Abraço!


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